Sérgio Mamberti morre aos 82 e famosos lamentam a partida do ator

Conhecido por interpretar Dr. Vitor em ‘Castelo Rá-tim-bum’, o ator Sérgio Mamberti morreu na madrugada desta sexta-feira (3) aos 82 anos. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos, decorrente de uma infecção nos pulmões. 

A imagem mostra o ator Sérgio Mamberti, que morreu aos 82 anos em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
Aos 82 anos, Sérgio Mamberti morre em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Foto: Divulgação

Sérgio Mamberti estava internado desde 28 de agosto no hospital Prevent Sênior, em São Paulo. Em julho, o artista foi hospitalizado, chegando a ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar uma pneumonia. Entretanto, na época, seu quadro melhorou e o ator recebeu alta após 15 dias de internação.

O velório do artista aconteceu na tarde desta sexta-feira (3) no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, em São Paulo, com cerimônia restrita a familiares e amigos próximos. 

A carreira espetacular de Sérgio Mamberti 

Um dos nomes mais importantes da dramaturgia brasileira, Sérgio Mamberti deu vida ao personagem Dr. Vitor, de Castelo ‘Rá-tim-bum’ (1994), e também interpretou o mordomo Eugênio na novela ‘Vale Tudo’, novela da TV Globo que foi ao ar em 1988. O ator teve sua estreia na carreira artística com a peça ‘Antígone América’, produzida em 1963. No cinema, foi em 1966 que Sérgio Mamberti estreou nas grandes telas, com a comédia ‘Nudista à força’. 

Mamberti teve outros papéis de destaque na televisão, como nos programas ‘A Diarista’ e ‘Os Normais’. O ator também atuou na série ‘3%’, produção brasileira da Netflix. Nos teatros, participou da peça ‘Um panorama visto da ponte’ ao lado de Rodrigo Lombardi, em 2019. 

O trabalho mais recente foi a publicação de sua autobiografia, intitulada ‘Sérgio Mamberti: O Senhor do Meu Tempo’, lançada em abril deste ano. A obra revela sua bissexualidade e aborda a relação com seus dois grandes amores, sendo um deles com Vivian Mahr, mãe de seus três filhos. No entanto, após a morte da mulher, o artista conheceu outro parceiro de vida, Ednaldo Torquato, com quem viveu um relacionamento de 37 anos. 

Famosos lamentam a morte de Sérgio Mamberti 

Nas redes sociais, famosos e amigos de cena prestam homenagens e lamentam a partida do ator.

“Era admirável a sua força. Sua sabedoria nos encantava à todos. Estar ao seu lado me dava coragem. (…) Vai daí que eu sigo daqui, ainda aprendendo contigo tentando entender as coisas que você me dizia e minha frágil pseudo intelectualidade custava aceitar. Mas as fichas vão caindo homeopaticamente. Obrigado, meu amigo.” , escreveu Rodrigo Lombardi na legenda de um vídeo publicado no Instagram. 

Rodrigo Lombardi lamenta a morte do ator. Foto: Reprodução/ Instagram

A aclamada Fernanda Montenegro disse ao homenagear seu colega de trabalho: “Mamberti querido, saudades. Grande abraço de sua prima que te ama.”

Fernanda Montenegro lamenta a morte do amigo. Foto: Reprodução/ Instagram 

Ary Fontoura também expressou seus sentimentos: “Tá difícil!! Agora se vai Sérgio Mamberti, um dos grandes nomes do nosso Teatro e da nossa cultura. Descanse na paz do senhor, todo meu carinho aos filhos, Duda, Carlinhos e Fabrício” , comentou o ator. 

Ary Fontoura se despede de Sérgio Mamberti. Foto: Reprodução/ Instagram

“Deixou legado de amor”, diz o filho do ator, Carlos Mamberti, em entrevista ao G1.

Carlos Mamberti, filho do ator, comenta sobre a morte do pai. Foto: Reprodução/ Instagram

“Ele foi um guerreiro na vida que, infelizmente, chegou ao fim. Meu pai deixou um legado de amor pela cultura do Brasil. Que todo mundo se inspire na força dele para deixar nossa cultura cada vez mais forte e expressiva”, concluiu.

Recentemente, a televisão brasileira também perdeu Tarcísio Meira.

Siga nossa página no facebook Tiktokando.